Qual a melhor temperatura para servir vinho?

A temperatura na qual eu armazeno ou sirvo o vinho, pode influenciar em sua aroma e sabor?

Sim, o objetivo de servir o vinho na temperatura correta é possibilitar que você aproveite o aroma do mesmo em sua plenitude, influenciando no sabor e na sua experiência.

Você já tomou algum vinho que adorou um certo dia, mas quando foi abrir uma garrafa em um outro dia, o sabor não era o mesmo? Lembre-se que além da temperatura no momento de servir, a temperatura de armazenamento e a qualidade da taça também influenciam no aroma e no sabor.

Se o vinho for servido a uma temperatura acima da ideal, o sabor de álcool estará acentuado demais. Se o vinho for servido a uma temperatura abaixo do ideal, o sabor e aroma característicos do vinho serão reduzidos.

Se você não possuir uma adega em casa, lembre-se que a temperatura ambiente normalmente estará acima da ideal para um vinho tinto (principalmente no verão), então considere deixar a garrafa em um ambiente fresco ou colocá-lo na geladeira por alguns minutos para atingir a temperatura correta. Da mesma forma, caso o vinho branco esteja na geladeira e a temperatura for abaixo da ideal, retire-a da geladeira alguns minutos antes de servir.

As temperaturas listadas abaixo variam de acordo com o tipo de vinho e devem ser usadas como parâmetro para que você aproveite ao máximo os aromas e sabores do vinho que será degustado:

 

- Vinhos Tintos Encorpadosde 18 a 20 graus

- Vinhos Tintos de Corpo Médiode 16 a 18 graus

- Vinhos Tintos Levesde 14 a 16 graus

- Vinhos Rosesde 12 a 14 graus

- Vinhos Brancos Secosde 10 a 12 graus

- Vinhos Brancos Suaves ou Docesde 8 a 10 graus

- Champagne e Espumantesde 4 a 6 graus

 

A temperatura ideal de armazenamento para todos os vinhos é de 12 a 18 graus.

 

Infográfico Temperaturas Vinh

 

Infográfico originalmente publicado em http://www.blogyourwine.com/wine-serving-temperatures-infographic/

Responder

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *