Vinho 101 – A Videira e seu fruto: a Uva

- Anatomia da Uva

O principal segredo de um bom vinho é a qualidade da matéria-prima, a uva.

As variações no sabor do vinho se devem às seguintes diferenças entre os tipos de uva:

• Tamanho: quanto menor for a uva, mais concentrado será o seu sabor.

• Cor e espessura da película: dão ao vinho (especialmente ao tinto e ao rosado) a cor e a maioria das qualidades aromáticas.

• Equilíbrio de acidez/açúcar: determina a doçura e o teor alcoólico do vinho.

 

- Fatores que influenciam a qualidade

a)            Região/local de cultivo da videira;

b)           Características do solo/topografia;

c)            Região cultivar e porta-enxerto;

d)           Safra/condições climáticas (grau de maturação);

e)           Condições de cultivo (espaçamento, condução…);

f)            Manejo agronômico do vinhedo;

g)            Técnicas de vinificação (fermentação e maceração);

h)           Condições de estabilização e envelhecimento.

 

- Terroir

É a combinação de imutáveis fatores naturais tais como solo, as rochas, o clima (sol, chuvas, vento, etc.), a inclinação da colina, a altitude de um determinado vinhedo. É possível que não haja dois vinhedos no mundo inteiro com a mesma combinação destes fatores. O “terroir” é o princípio de orientação por trás do conceito Europeu de que os vinhos devem ser denominados a partir do local de origem, fazendo com que o nome da região sugira quais uvas foram usadas para fabricar o vinho daquela região. Consequentemente, o nome de mais peso que um vinho pode ter é o da região onde cresceram as uvas e não o nome das uvas propriamente ditas, como acontece no Novo Mundo.

 

- O Clima

As uvas variam quanto às suas necessidades, mas as videiras geralmente crescem dentro de certos limites. Uma temperatura anual média de 14º a 15º C é o ideal. O verão não deve ser muito quente, e nem o outono muito frio. A chuva, por volta de 675ml por ano, deve cair no inverno e na primavera; chuva demais no verão e no outono pode prejudicar as uvas. O tempo é uma preocupação constante: geadas, ventos fortes, granizo e chuva forte são os principais perigos.

 

- Solo

Um antigo provérbio entre vinhateiros que diz que quanto pior for o solo melhor será o vinho se refere ao fato de que a videira necessita de um solo de boa drenagem. O solo deve reter umidade sem ficar alagado. Solos quentes como de cascalho e areia retêm calor, o que acelera a maturação, e um solo frio, como o argiloso, a retarda.

 

- Topografia

• As variações topográficas criam “micro climas” que diferem do clima predominante.

Possuindo uma concentração de luz solar e melhor drenagem, as encostas de um modo geral são mais apropriadas para vinhedos do que terras planas, que são férteis demais.

• Encostas que dão para o norte, no hemisfério sul, recebem mais sol e consequentemente são mais quentes; no hemisfério norte é o oposto. Em regiões quentes, as encostas mais frescas tendem a ser cultivadas.

• A altitude afeta a temperatura: as uvas levam mais tempo para amadurecer em vinhedos mais elevados e de clima fresco.

 

- O Ciclo de Vida da Videira

Quando as videiras dormentes começam a mostrar a seiva, o primeiro estágio de crescimento está prestes a começar. Os brotos aparecem primeiro, seguidos da folhagem e das flores em um período de 8 semanas. As videiras são podadas duas vezes ao ano. Todas as flores polinizadas e fertilizadas viram uvas, que aos poucos mudam de cor à medida que amadurecem.

 

- A Colheita

A decisão de quando colher as uvas é uma agonia para o vinhateiro/enólogo. À medida que as uvas amadurecem, o nível de acidez diminui, enquanto o açúcar, a cor e os taninos aumentam. A acidez necessária a um vinho deve ser equilibrada com o desejo de doçura adquirido com o amadurecimento. O vinho tinto se beneficia de uvas mais amadurecidas, mas uma colheita tardia aumenta o risco de danos causados pelo apodrecimento, granizo e geada de outono.

 

Faça parte do grupo de centenas de pessoas que aprendem toda semana dicas e histórias sobre vinho. “Assine aqui”

Responder

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *