Vinho 101 – Tipos de Uva

- Vitis Viníferas

As videiras fazem parte de uma grande e diversificada família de plantas. Todas as uvas usadas na produção de vinho fino têm origem na espécie Vitis vinífera. Existem cerca de 5000 variedades de Vitis Viníferas, das quais em torno de 50 são aproveitadas pra fazer vinho. O tipo de uva usado determina o caráter do vinho, apesar das condições de cultivo e do processo de produção também influenciarem.

 

- Principais Variedades de Viníferas

 

VINIFERAS NOBRES VINÍFERAS ESPECIAIS 
Cabernet Sauvignon Nebiolo
Cabernet Franc Sangiovese
Merlot Tannat
TINTAS Pinot Noir TINTAS Syrah
Gamay Beaujolais Canaiolo
Malbec Barbera
Zinfandel Bonarda
Chardonnay
Gewurztraminer
Flora Trebiano
BRANCAS Pinot Blanc BRANCAS Moscato
Sauvignon Blanc Prosecco
Riesling Malvasia
Sylvaner
Semillon

 

 

 

a)      Cabernet Sauvignon

Esta uva tinta é a mais conhecida no mundo. Além da Merlot, que em geral é misturada, é o tipo mais usado em Bordeaux e também no Novo Mundo. Estas uvas possuem taninos fortes que ajudam o vinho Cabernet Sauvignon a envelhecer (principalmente no carvalho), desde que se espere o tempo suficiente para o vinho amadurecer. Os melhores de seus vinhos são ricos em cor, aroma e intensos em sabor e com o tempo desenvolvem um gosto prolongado de cassis, groselha, ameixa, etc.

Pode acompanhar carnes vermelhas, como cordeiro, caças, aves de carne escura, molhos e temperos substanciosos.

 

 

b)      Merlot

Este é o tipo de uva tinta mais cultivado em Bordeaux , onde é geralmente misturado com o Cabernet Sauvignon. A Merlot complementa muito bem a Cabernet Sauvignon por ser menos tânica e ácida, trazendo assim mais suavidade para os vinhos.

Seus aromas são de frutas maduras, com toques de chocolates e especiarias. Pode acompanhar carnes vermelhas, faisão, massas, carnes de gado e porco e queijos maduros.

 

 

c)       Cabernet Franc

Uva leve e pouco taninosa e de acidez média, com aromas de caramelos e frutas vermelhas. Pode acompanhar pizzas, carnes leves e queijos macios.

 

 

d)      Pinot Noir

Esta é a uva usada para fazer o vinho tinto na Borgonha. É extremamente sensível a condições climáticas, além do seu cultivo ter resultados limitados, tornando-a assim de produção difícil e cara. Pinot Noir faz um vinho tinto de cor clara e de corpo leve a médio, com um aroma de frutas vermelhas, como morangos, cerejas e framboesa.

Pode acompanhar massas leves, peixes cozidos ou assados, pizzas, pastéis de queijo e frituras.

Também a Pinot Noir é uma das principais variedades de uva usadas em Champanhe.

 

 

e)      Syrah (Shiraz)

Conhecida como Shiraz na Austrália e na África do Sul, a uva Syrah faz um vinho tinto escuro, encorpado, forte e de longa vida, principalmente se for envelhecido no carvalho. Repletos de taninos quando jovens, estes vinhos devem ficar guardados no mínimo por três anos.

O adaptável Shiraz: na Austrália, o Shiraz é usado para fazer o vinho espumante e o licoroso, além dos tintos, famosos em todo o mundo.

Apresenta aromas de couro, especiarias e frutas vermelhas. Podem acompanhar carnes de caça, javali, porco, linguiça e alimentos gordurosos.

 

 

f)       Tempranillo

São as principais uvas tintas dos Riojas, geralmente com sabores e aromas bem marcados pela acentuada passagem pelo carvalho. Acompanha bem comidas plenas de sabor como porco assado, pernil de cordeiro, sendo normalmente um vinho muito rico e encorpado. Em Portugal, esta uva se chama Tinta Roriz e entra na composição dos vinhos do Porto.

 

 

g)      Nebiollo

São as uvas tintas dos vinhos italianos Barolo, que são um dos vinhos mais encorpados e tânicos do mundo, exigindo um mínimo de cinco anos de envelhecimento na garrafa para se desenvolverem. Seus aromas são de alcatrão, violetas, ameixas secas e chocolate amargo. Podem acompanhar além dos pratos regionais, carnes mal passadas, ensopados, caças e alimentos generosos em sabores.

 

h)      Sangiovese

É uma das principais uvas tintas dos Chianti e Valpoliccela, simbolizando o próprio sabor da Itália, com vinhos apresentando elevada acidez e taninos moderados, apresentando aromas de tabaco e cereja. Pode acompanhar massas, molhos vermelhos, pizzas, linguiças, javalis e carnes grelhadas.

 

i)        Chardonnay

Indiscutivelmente o tipo de uva branca mais popular do mundo, em parte por sua natureza simples e versatilidade quanto à produção do vinho. É usada para fazer o tradicional vinho branco da Borgonha, e também um dos três tipos usados para se fazer Champanhe. Vinhos feitos desta uva são secos, leves (sugerindo maçã), de corpo médio, ou mesmo bem encorpados (amanteigados), dependendo de como são feitos.

 

Envelhecimento no Barril: responde bem ao envelhecimento no carvalho, o que dá ao vinho uma intensidade de sabor não alcançada em outras uvas brancas.

Originária da França e presente em quase todas as regiões vinícolas do mundo, é chamada de rainha das uvas brancas, de coloração amarelo dourado, aspecto límpido e brilhante. Seu caráter aromático une notas de frutas secas, amêndoas doces, mel, maçã, pêssego e abacaxi. Na boca, torna-se generoso e complexo. Pode acompanhar aves de carne branca, crustáceos e moluscos, queijos macios, etc

 

j)        Gewurztraminer

Esta uva apresenta o aroma mais peculiar entre todas as uvas brancas, tem um perfume floral e aromas de gengibre e especiarias, sendo geralmente bastante encorpado com textura untuosa, elevado teor alcoólico e acidez pronunciada. Pode acompanhar peixes, aves de carne branca, ostras e lagostas, pratos condimentados e cozinha oriental, queijos mais fortes.

 

k)      Riesling Itálico

Com baga pequena, redonda e transparente, pele espessa e sabor adocicado, produz vinho com frescor e aroma frutado. Pode acompanhar peixes, saladas, carnes brancas, crustáceos, queijos, carnes frias, tomates secos.

 

 

l)        Sauvignon Blanc

Imediatamente reconhecido pelos sabores herbáceos e florais, assim como pelo estilo penetrante e seco e de elevada acidez, o que confere vivacidade e frescor. Pode acompanhar pratos com acidez pronunciada do limão, tomate, saladas. O Sancerre e o Pouilly Fumé, originários do Loire, são os Sauvignon Blanc mais conhecidos.

 

m)    Moscatel

Lembra o sabor das respectivas uvas, podendo acompanhar sobremesas e sorvetes, saladas de frutas e mousses de chocolate (é usado também para espumantes suaves, tipo Asti).

 

Faça parte do grupo de centenas de pessoas que aprendem toda semana dicas e histórias sobre vinho. “Assine aqui”

Responder

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *