Vinho – Quer dizer que existe diferença entre sabor, gosto e aroma?

A notícia ruim é que as palavras sabor, gosto e aroma não tem exatamente o mesmo significado. A boa notícia é que é muito fácil aprender as diferenças entre Sabor x Gosto x Aroma e aprender estas diferenças fará você melhor na arte de beber e cozinhar.

Inicialmente, vamos aos conceitos básicos:

- Gosto: refere-se aos sentidos dentro de nossa boca, incluindo a língua.

- Aroma: ocorre dentro de nosso nariz e inclui aspectos relacionados ao sentido do cheiro.

- Sabor: é a conversão do gosto e do aroma.

 

O que é Gosto?

O gosto ocorre dentro de nossa boca. O gosto está totalmente relacionado como a nossa língua e a nossa boca reagem com comida e bebida. Nossa língua tem 2 tipos de receptores. Um tipo de receptor é para o gosto, normalmente chamadas de “papilas gustativas” que podem ser encontradas em toda a superfície da língua. O outro é o paladar. O paladar é sentido por terminações nervosas livres nas superfícies da boca e da língua.

- O Gosto foca principalmente no Doce, Salgado, Amargo e Azedo.

- O Paladar foca principalmente na Viscosidade, Temperatura, Picante, Toque e Dor.

 

O que é Aroma?

As palavras aroma e bouquet são na verdade apenas palavras “pomposas” usadas para descrever odor. Odores são compostos voláteis minúsculos (flutuam no ar) e prendem-se aos nossos narizes. Como o álcool é um composto volátil, solta muitos odores. Por isto, perfumes são feitos com álcool.

Odores são sentidos pelo nosso cérebro através do sistema límbico, que é uma parte de nosso cérebro que também lida com emoção, comportamento, motivação e memória a longo prazo. Por isto o cheiro traz lembranças antigas. Quando cheiramos coisas, podemos fazê-lo de duas formas. Uma forma é através de nossas narinas e a outra é através do fundo de nossas gargantas até nossa cavidade “retro nasal”.

Existem pesquisas que mostram que o hemisfério direito do nosso cérebro é melhor na distinção de cheiros. Esta pode ser a razão pela qual você pensa que a narina direita é tem mais capacidade de cheiro que a narina esquerda.

 

O que é sabor?

Sabor é a combinação de aroma, gosto e paladar para criar um perfil completo do que você está comendo ou bebendo.

Como aplicar estes conceitos na sua rotina diária?

Você adora um vinho em particular? Bem, você pode na verdade gostar de um perfil específico de sabor, algo que pode ser aplicado em muitas variedades de vinho. Assim, você tem um mundo de vinhos e comidas para explorar!

Tradução livre de artigo originalmente publicado pela Wine Folly.

Responder

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *