A origem do vinho e sua história até a Roma Antiga

- O que é o vinho?

O vinho é o resultado da fermentação natural do suco de uvas, quando frutas maduras têm suas cascas rompidas e são atacadas por leveduras que transformam o açúcar em álcool. Desta maneira imagina-se que o homem primitivo tenha entrado em contato com este produto.

Todos os vinhos, portanto, sejam eles não espumantes, espumantes, fortificados ou aromatizados, são suco de uva fermentado. Eles podem ser tintos, brancos ou rosados, e de tipo seco, médio ou doce, com um teor alcoólico de 5,5º a 14º. Nos vinhos fortificados, é adicionada aguardente vínica, aumentando assim o volume alcoólico para 15º a 22º. O vinho espumante contém gás carbônico, natural, que é liberado ao se abrir a garrafa.

 

- Origem do vinho

a) A videira é anterior ao surgimento do homem;

b) A Groelândia é o centro paleontológico;

c) Daí, a videira dispersou-se para o Oriente Médio, Ásia Menor, Egito, Grécia, Gália e Europa.

d) Os mais antigas escritos humanos, incluindo os da Babilônia e papiros do antigo Egito, contêm numerosas referências ao suco fermentado da videira.

e) Sem dúvida, a elaboração de vinhos foi uma prática corrente no Oriente Médio, há 3000 a.C.

 

- O vinho na Bíblia

Há inúmeras referências na história sobre vinhos e uma delas esta registrada no capítulo 9 do Livro de Gênesis, que diz:

“Noé, após ter desembarcado os animais, plantou um vinhedo do qual fez vinho, bebeu, se embriagou e apareceu nu na sua tenda…”

Estas alegações nos fazem supor que:

a)  Onde quer que Noé morasse antes do dilúvio, existiam vinhedos.

b)  Noé já sabia fazer vinho.

c)   As videiras eram importantes e faziam parte da carga da arca.

d)  40 dias e 40 noites, chovendo, dentro de uma arca com, elefante, papagaio, macaco, mulher, sogra, nora, e depois ainda encalhar em cima de uma montanha… (deverá ter sido a causa da embriagues).

e)   Na Bíblia há inúmeras outros passagens sobre vinhos. No Novo Testamento, o vinho tem forte presença na origem do cristianismo.

- O vinho no antigo Egito

Seus habitantes relataram em papiros e através de inscrições os hábitos da sociedade da época, no consumo de vinhos em situações alegres e festivas. Na tumba de Tutankamon (mais ou menos 1350 aC) foram encontradas 36 ânforas de vinho, algumas com inscrições descrevendo origem, safra e indicativo de qualidade.

 

- O vinho na Grécia clássica

A bebida foi levada à Grécia, sendo usado como produto alimentício  e no culto religioso a Dionísio. O vinho tinha ainda função medicamentosa, aparecendo tanto na literatura grega como na sua dramaturgia, sendo levado para o Sul da Itália quando da expansão grega.

 

- O vinho na Roma antiga

Desde a sua fundação, Roma e o futuro império adotaram os padrões da cultura helênica(grega) e a utilização do vinho nas suas diversas aplicações, introduzindo-o nas culturas dos povos bárbaros das terras conquistadas. O deus Dionísio dos gregos, transformou-se em Baco para os romanos.

Faça parte do grupo de centenas de pessoas que aprendem toda semana dicas e histórias sobre vinho. “Assine aqui”

Responder

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *